Um novo estudo revela que o efeito placebo pode ocorrer com o nosso sono, afetando nosso desempenho cognitivo. No começo do experimento – que foi realizado por duas pesquisadoras da Universidade do Colorado, nos EUA –, o grupo em questão ouviu sobre a relação entre sono e o funcionamento cognitivo. Uma das principais constatações foi a de que a proporção normal (e de qualidade) de sono REM ficava entre 20% e 25%.
Um a um, os participantes foram conectados a uma máquina falsa, que supostamente mediria seu pulso, batimento cardíaco e frequência do sono, dados que, juntos, revelariam a quantidade de sono REM que cada um tinha tido na noite anterior.
As pesquisadoras contaram para uma metade do grupo que eles estavam abaixo da média de qualidade de sono REM (16,2%) e para a outra metade que eles estavam acima da média, com 28,7%.
Após receberem os resultados, os participantes foram submetidos a um teste de lógica. Aqueles cujo sono ficou abaixo da média, tiveram um desempenho significativamente inferior em relação aos que pensavam ter um sono acima da média.
Fonte: Época
Postagens recentes
Fale Conosco
- Edifício Kronos Empresarial
R. das Pernambucanas, 407 - Sala 901-1
Graças, Recife - PE, 52011-010 - (81) 3427.0631
- (81) 99262.6716
- sacs@trmedicohospitalar.com.br
- Formulário de contato